Comunicação Interna
A Comunicação Interna guarda um brilho especial para mim. Sempre gostei muito de ser voluntária, inspirada pelos meus pais, desde criança participo de feiras e arrecadações. Hoje participo ativamente de 4 ONGs diferentes, doando meu tempo, meu sorriso e meu acolhimento para pessoas em situação de vulnerabilidade. Por quê estou falando do meu trabalho voluntário para falar de comunicação interna? Pois eu parto do mesmo princípio nos dois: pensar, antes de qualquer coisa, na pessoa, no indivíduo.
Quando planejamos uma ação de Comunicação Interna não pensamos no João como soldador do turno B da empresa X. Pensamos no João, pai de duas meninas, arrimo de família. E assim nasce uma boa campanha de comunicação interna, aquela que tem impacto positivo e útil na vida do funcionário.
Recentemente, voltei para esse tema. A Comunicação Interna (CI) também é responsável pela comunicação massiva de ações dentro da empresa, informativos de segurança e saúde, mudanças no departamento de folha e etc. Mas a beleza da CI está em pensar fora da caixa.
Praticamente a cada 3 meses eu precisava fazer um informativo sobre Segurança com as mãos na fábrica. Não estava sendo efetivo, então, precisávamos mudar a abordagem. Conversei com todos os envolvidos da frente de segurança, desde o time diretamente responsável por isso, até os influenciadores e apoios internos. Como poderíamos chocar nossos Colaboradores?
Fizemos um dia D, em todas as unidades os times foram parados para um DDS (Diálogo De Segurança) geral, no momento, o engenheiro responsável em pessoa chamava atenção para o tema. Pedia voluntários para passar uma atividade sem utilizar as mãos, sendo elas enfaixadas. Em poucos minutos, o colaborador se queixava e notava a importância das mãos. Os colaboradores voluntários da dinâmica compartilhavam suas experiências espontaneamente. Não precisamos fazer mais nenhuma ação sobre as mãos até hoje.
Não podemos esquecer do charme da CI… O nome da campanha, deve ser tão criativo quanto a própria campanha. Nesta questão: A Segurança deve estar na palma da sua MÃO.
